2005/10/08

Cancioneiro infantil

Recentemente pude verificar que uma amiga minha cantava para a filhota uma versão politicamente correcta do "Atirei o pau ao gato". Acho que isto é cair um pouco no exagero (digo eu). Não são as letras do cancioneiro infantil que moldam as pequenas mentes para serem assim ou assado (lembro-me de ser pequena e de pensar que esta música não fazia muito sentido - parte da pulga incluída). Aprendemos por repetição nessa altura e portanto nada melhor que o bom exemplo dos pais, educadores e figuras afins. Por isso faz-me um pouco de confusão o prurido que há com estas músicas... talvez seja por não saber a letra :p

Hoje enquanto esperávamos o portão da garagem abrir, uma miúda de 6/7 anos perguntava à mãe se ela queria ouvir uma canção. Resposta afirmativa e a miúda prontamente começa "Ah Ah Ah minha machadinha (...) quem te pôs a mão sabendo qu'és minha" e pronto! Catapultou-me de novo para este tema. É que se vamos a ser mais papistas que o papa, esta canção estimula o individualismo e egoísmo... e que raio de criança é que tem uma machadinha??? Então COMO é que esta sobreviveu, hã???

Sem comentários: