2009/02/18

Quer-me cá parecer...

... que estamos a caminhar a passos largos para a época da caça às bruxas. Tanta preocupação em defender os "valores" da família, em afirmar que a homossexualidade não é "normal", que as mulheres se acautelem com os casamentos com muçulmanos... e um chorrilho de disparates saídos da Idade Média. Afinal o que é "normal". Mas esse conceito existe? É um conceito fixo? Que valores são esses? E será que as mulheres não são donas da sua cabeça e coração para decidirem com quem querem e devem se casar?

Como homossexual sou segregada pela sociedade, pelos outros. Não sou eu que me segrego. Estou bem inserida na sociedade, cumpro com o meu papel dentro dela, tenho laços afectivos familiares, sociais e em termos laborais sou uma pessoa bastante cumpridora dos meus deveres, tenho uma boa relação com a maior parte dos meus colegas. Não ando com um letreiro nas costas a dizer "Sou homossexual, estou numa relação de 11 anos e temos uma filha juntas." Mas também não me abstenho de falar sobre o meu quotidiano, sobre as peripécias da minha vida em conjunto com a Lu, das proezas e traquinices da Maria Carolina. Enfim, sou assumida. Talvez não para o senhor do talho, mas para quem tem uma presença mais constante e algo mais cúmplice na minha vida. Familiares, amigos, colegas de trabalho, patrão, vizinhos. Todos sabem.

A percentagem destas pessoas para as quais a minha vida é embaraçante, que ponham-me na beirinha do prato pois essas pessoas não me interessam e coincidência ou não... essas são as pessoas que em nada contribuíram ou contribuem para a minha felicidade. Here I draw my line.

Os outros, os 99% apoiam, aplaudem, aceitam, têm curiosidade, fazem perguntas, banalizam... as reacções e acções vão do 8 aos 80. E não são pessoas extraordinarias por aí além. São pessoas. Que avaliam o valor de outra pessoa por critérios mais importantes que a sua sexualidade.

A minha vida é um testemunho. Não de ser excepcional. Apenas de Ser.

E agora tenho que aturar no noticiário esta propaganda clerical contra os homossexuais, casamento civil, e o diabo a 4? Isto é que não é normal. Todo o aproveitamento politico para acenar com um possível casamento civil para a próxima legislatura quando tiveram possibilidade de aprová-lo em assembleia com maioria absoluta passado 10 de Outubro de 2008 (corrijam a data se estiver errada)? Isto é que não é normal!

Sabem o que isto é? Um monte de areia. Daquela para atirar para os nossos olhos. Enquanto andamos a coçar a areia dos olhos não vemos Freeport, fraudes, corrupção e afins.

Sem comentários: