2008/03/18

Este fim de semana fomos ter com o pai ao campo. Não imaginas como tudo está tão florido. Os lírios brancos, os narcisos amarelos, os sparaxis que te ofereci à 2 natais atrás. A cãozoada está toda gorda, as favas bonitas. Tudo está como se lá estivesses. Parece incrível que não estejas. A prova que não estás lá é o pai. Nunca o vi assim no campo. Parado, sentado pelos cantos, encostado a uma árvore.

Não imaginas o que ele fez na semana passada. Ainda tinha leveda da tua última amassadura e apesar de nos termos oferecido para ir amassar, para a leveda não se perder, amassou ele sem nos dizer nada. A mana diz que ele chorou o tempo todo enquanto amassava. O pão ficou tão bom… só lhe faltava um bocado de sal, de resto, podia muito bem ter sido amassado por ti. Ele diz que parecia que estavas ali ao lado, a ensiná-lo. Sei que não podes ter estado ainda, mas talvez tenhas mandado alguém para ajudar.

Hoje à noite a Lu vai amassar os folares, e amanhã vai para o campo, com a mana e o pai, para os cozerem. Tentamos fazer o melhor para atenuar a dor do pai, mas sei que nada, nem ninguém te substitui. Umas vezes ele acarinha-nos e outras quase que nos enxota, como se tivesse medo que apaguemos sinais da tua presença. É difícil.

Eu estou bem, dentro do razoável. Tento não pensar muito, tento ocupar-me para não cair muito. A maior parte do tempo consigo. Excepto quando vou lá a casa, ou ao campo, ou estou/falo com o pai. Às vezes consigo até sentir-me feliz, por te imaginar num sítio bom, a ser cuidada, em paz. Sinto muitas saudades, não só do passado, mas do futuro que não conhecerás. Quando isso acontece gosto de te imaginar dentro do meu coração, como nesta foto. Rodeada de sol, feliz, a sorrir para mim.

Hoje farias anos. Esta noite sonhei contigo. Pedias-me em agonia água. Acordei assustada, mas tentei voltar a dormir. Queria sonhar contigo, mas outras coisas. Como me aconteceu com o JL, que nos meus sonhos encontravamo-nos na rua e me dizia que não tinha morrido e passeávamos por ali matando saudades. Queria encontrar um lugar nos meus sonhos para me encontrar contigo. Fazes-me falta.

Sem comentários: