2008/05/04

Feliz dia da Mãe


O dia de hoje é uma feliz coincidência. Há um ano atrás, estávamos em Barcelona fazendo mais uma inseminação e rezando para que fosse a última. Faz hoje um ano que a Maria Carolina foi concebida, não naquela clínica, mas momentos mais tarde no nosso quarto de hotel, de acordo com o que eu creio.

Hoje é dia da Mãe, algo que ainda estou a aprender a ser, algo que às vezes temo nunca vir a aprender em pleno. Debruço-me bastantes vezes sobre isto de ser Mãe, sobre isto de ter um(a) filho(a). Está longe de ser fácil. São muitos momentos de frustração, muitas lágrimas às vezes, muita angustia e insegurança. E depois muitos momentos de felicidade plena, de lágrimas de felicidade, de risadas contagiantes. Não é uma decisão fácil, esta de ter um filho (seja para que tipo de casal for) e agora que estou nesta situação, mais noção tenho da seriedade disso.

Pergunto-me como se pode ter um filho por acidente, porque é o passo seguinte, por afirmação, para segurar uma relação, etc. Ter um filho é uma prova, que os pais só conseguirão superar se realmente estiverem em plena comunhão, unidos com um só e uno objectivo. Um filho em vez de salvar um casamento, pode desgastá-lo até que não reste mais nada que os una senão esse mesmo filho. Porque é uma criaturinha que depende de nós para tudo, que exige de nós muita energia física, mental, emocional mais que a que possam imaginar. E para superar esta prova é preciso realmente ter a cabeça e coração bem resolvidos. A todas as mamãs e futuras mamãs desejo Amor, Serenidade, Sapiência, Humildade para desempenhar o papel de Mãe.

Sem comentários: